Fapergs faz workshops para divulgar programa que investe em pequenas empresas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), promoverá na próxima semana uma série de workshops sobre o programa Tecnova, que vai investir R$ 25 milhões em micro e pequenas empresas do Estado. O edital incentiva a criação de produtos inovadores e o crescimento de empresas de pequeno porte com capacidade para desenvolver a economia gaúcha.

Os eventos, marcados para os dias 9, 11 e 12 de dezembro, ocorrerão no Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Valetec), em Novo Hamburgo, e na Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em Porto Alegre. O objetivo é explicar para as empresas como funciona o edital e tirar todas as dúvidas sobre participação no processo. As atividades serão ministradas pelo representante da Fapergs, Paulo Sérgio Tometich.

Rastreabilidade de Medicamentos

Segundo algumas notícias veíduladas pela imprensa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, (09/12), regras para rastreamento de remédios no País. Em um prazo de três anos, o sistema que permitirá acompanhar a trajetória do medicamento da produção até a venda deverá estar em funcionamento. "No caso de medicamentos controlados, o sistema trará informações desde o produtor até o comprador", afirma o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Os dados sobre compradores dos demais remédios passarão a ser incluídos no sistema em uma segunda etapa, com prazo ainda não definido. Todas as embalagens deverão apresentar sistema bidimensional, semelhante a código de barras, que permitirá ao usuário saber se o produto é original. Trata-se de ferramenta essencial para evitar o contrabando e falsificações, segundo a indústria.